“Gás do Povo” começa a substituir o Auxílio Gás a partir de novembro

Programa amplia o número de beneficiários, de 5,1 milhões para 15,5 milhões, e passa a distribuir o gás em vez do valor em dinheiro


Por Rota Araguaia em 06/10/2025 às 09:33 hs

“Gás do Povo” começa a substituir o Auxílio Gás a partir de novembro
Divulgação/Ministério de Minas e Energia

Redação

O governo federal inicia, em novembro, a distribuição de botijões de gás de 13 quilos pelo novo programa Gás do Povo, que vai substituir gradualmente o Auxílio Gás. A iniciativa amplia o número de famílias beneficiadas, passando de 5,1 milhões para 15,5 milhões de lares em todo o país.

Diferente do modelo atual, que repassa o valor em dinheiro às famílias de baixa renda, o Gás do Povo oferecerá vales para a retirada gratuita do botijão de gás em revendedoras credenciadas.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a transição entre os programas será feita de forma gradativa. “A previsão é que os primeiros botijões comecem a ser entregues ainda em novembro deste ano. Em março de 2026, o novo formato deve alcançar todas as 15,5 milhões de famílias”, informou o órgão em nota.

O programa prevê a distribuição de até seis botijões por ano para famílias com quatro ou mais pessoas, e até três botijões por ano para núcleos familiares com até duas pessoas.

Seleção das famílias

A seleção dos beneficiários será feita com base no Cadastro Único (CadÚnico), priorizando quem já recebe o Bolsa Família.
As famílias que ainda estão no Auxílio Gás continuarão recebendo o valor do benefício enquanto a migração estiver em andamento.

Para ter direito ao novo programa, é necessário estar inscrito no CadÚnico e possuir renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759). O cadastro pode ser feito gratuitamente em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou em outro posto de atendimento do município.

Como vai funcionar

Os beneficiários poderão retirar o botijão gratuitamente nas revendas credenciadas. A autorização será feita por meio de vale eletrônico no aplicativo “Gás do Povo”, cartão do programa, QR Code ou cartão do Bolsa Família, com validação eletrônica no momento da retirada.

Também será possível retirar o vale impresso em agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas.

Caso o município não possua revendas participantes, o beneficiário deverá se deslocar até a cidade mais próxima para retirar o botijão.

O valor de referência do botijão será definido por estado, com base nos preços apurados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e calculados pelos ministérios de Minas e Energia e da Fazenda.

 

As revendas participantes terão identidade visual padronizada com o nome e marca do programa. O aplicativo do Gás do Povo também vai disponibilizar uma lista atualizada das revendas credenciadas em cada região.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !